domingo, 4 de outubro de 2015

Encontro do 1º Grupo de Estudos Sindicais em Placas/PA




Aconteceu, nos dias 02 e 03 de outubro (sexta-feira e sábado), na Comunidade Três Poderes, o encontro do 1º Grupo de Estudos Sindicais (GES) em Placas – PA.

O evento foi organizado e realizado pelo Coletivo Regional de Formação Sindical em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Placas (STTR)  e financiado através do Projeto Escola de Líderes, o qual tem como executor o STTR de Anapú/PA, todos integrantes do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), que no ano de 2006, criou a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), voltada para o debate e reflexão das questões políticas e das práticas sindicais.



          O grupo, que tem como objetivo criar oportunidades de discutir sobre diversos assuntos que compreendem o ambiente rural e o mundo sindicalista, é um lugar imutável de formação, diálogo e debate entre os agricultores.  Uma forma de o movimento sindical chegar às comunidades rurais por meio de estratégias da ENFOC, dinamizar a relação direção-base, colocando a “vida” do MSTTR em discussão e construindo caminhos que aproximem ao máximo as frentes de atuação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) às demandas das comunidades rurais.

    No primeiro momento, realizou-se a abertura dos estudos, sendo apresentados, todos os participantes. Posteriormente, foi resgatado a história da abertura da Rodovia Transamazônica, relembrando as dificuldades que foram enfrentadas na época da colonização como falta de transportes, estradas de qualidade, hospitais, escolas, entre outras coisas. 


  Em outro período, falou-se sobre a retomada dos cadastros no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – Minha Casa Minha Vida, que tem objetivo de dar a oportunidade de agricultores e trabalhadores rurais conquistarem uma moradia própria e digna, e que foi uma das conquistas dos STTRs da região.
Em seguida o Sr. Ribinha fez um resgate da história da Comunidade Três Poderes. Relatou todas as dificuldades da década de 80, época em que os habitantes chegaram para povoar aquele lugar. Atribuiu às lutas o mérito pelas conquistas da comunidade, tendo um dos exemplos o Projeto Luz para Todos. E fez ainda um tributo àqueles que tombaram na luta, como mártires, para que os direitos de todos fossem alcançados. 
  Outrossim, foi debatido sobre os desafios da regularização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais em relação às suas situações cadastrais para com o STTR, haja vista que é comum o membro procurar regularizar-se apenas quando está necessitando requerer algum tipo de benefício junto ao INSS, o que torna um impasse para o Sindicato, por existir regras e prazos para cada ato.  
Na oportunidade, aproveitou-se para falar sobre o delegado sindical da Comunidade Três poderes, que foi fruto da ENFOC e hoje destaca-se entre as lideranças da Comunidade.


Participaram do encontro: 


Manoel Carvalho Silva – Presidente do STTR de Anapú/PA e Membro do Coletivo Regional de Formação Organização Sindical; 

Jéssica Souza Lopes – Secretária de Formação e Organização Sindical do STTR – Placas/PA e Membro do Coletivo Regional de Formação Organização Sindical;

Reginaldo S. Soares – Presidente do STTR – Placas/PA;

Jaci Souza da Silva – Presidente da ARCAFAR – Placas/PA;

José Ribamar Carneiro, o “Ribinha”– Presidente da Comunidade Três Poderes;

Jeferson Schnaider – Delegado Sindical da Comunidade Três Poderes e Educador da ENFOC;

Participaram ainda, mais de 50 (cinquenta) trabalhadores e trabalhadoras rurais residentes na Vicinal Três Poderes e região, numero um pouco acima do esperado.

Por: Fabrícia Cardoso
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário